Célula haploíde e célula diplóide


Célula haplóide
É uma celula com um conjunto simples de cromossomos.
As células usadas na reprodução sexuada contêm, em geral, um só conjunto de cromossomos. Essas são as células haplóides, produzidas, na maioria dos casos, por um tipo de divisão celular chamada meiose. Durante a fertilização, as células haplóides feminina e masculina se combinam e formar uma nova célula diplóide.
Célula diplóide
È uma célula que tem um conjunto duplo de cromossomos.
Quase todas as células humanas contêm um conjunto duplo de cromossomos. Metade desse conjunto vem do pai, a outra metade vem da mãe. Células desse tipo são chamadas diplóides.
Cariótipo
Conjunto completo de cromossomos de uma célula diplóide.
Os cromossomos dentro de uma célula em geral estão misturados, o que dificulta o seu estudo. Os bioquímicos usam uma técnica simples para resolver este problema:tingem os cromossomos com corantes e, então,podem fotografá-los. Eles cortam as fotografias e montam uma tabela com os cromossomos homólogos pareados, que são ordenados pelo tamanho. Nas células humanas há 23 pares.
Genoma
É o conjunto de cromossomos de uma célula diplóide. Genoma é a coleção total de genes de uma célula haplóide. Já foram identificados e localizados cerca de 2 mil genes dos 100 mil existentes nos cromossomos humanos. No Projeto Genoma Humano, os cientistas pretendem mapear todo o genoma humano.


7 comentários:

Tecnologia do Blogger.
 
Lider Biologia - Todos os direitos reservados. | Template Clean, criado por Tutoriais Blog.