O estudo dos Cromossomos

   Quase todas as células em seu corpo possuem um conjunto de cromossomos. Essas estruturas armazenamo DNA, que contém as informações necessárias para o funcionamento das células. Os cromossomos transmitem o material genético de uma geração a outra.
Cromossomo
Vista microscopica dos cromossomos
    È a estrutura que contém, no todo ou em parte, o DNA de uma célula. As moléculas de DNA. são empacotadas em estruturas semelhantes a fios enrolados chamadas cromossomos. Em muitas células ., os cromossomos são encontrados no núcleo• celular. As bactérias, entretanto, possuem DNA espalhado no interior de suas células. Os cromossomos contêm toda a informação necessária para o funcionamento de uma célula. Portanto, eles são vitais para as células e seus portadores, e são passados adiante quando a célula se divide.
Cromatina
      É a substância que constitui o cromossomo.
  Todo cromossomo contém uma longa molécula. de DNA que está enrolada em torno de moléculas de proteínas chamadas histonas. Juntos, o DNA e proteína constituem uma substância chamada cromatina. A palavra"cromatina" tem origem em um radical grego que significa "cor", pois ela fixa com facilidade coscorantes químicos usados para evidenciar os cromossomos.
Cromátoide
    Cromatoide é cada um dos dois filamentos ligados de um cromossomo duplicado.
    Antes de a célula começar sua divisão, o cromossomo faz uma cópia de si mesmo, isto é, se replica. Assim, origina-se um cromossomo com dois filamentos dispostos em X e unidos pelo centrômero, chamados cromátides. Quando uma célula se divide por mitose, as duas cromátides são separadas.
Cromossomo condensado
   Cordão de espiral compactada que forma o cromossomo. Os cromossomos só se tornam visíveis quando se enrolam, ou se condensam, pouco antes da divisão celular.
Cromossomo Homolólogo
    Cada um dos cromossomos que formam um par na célula diplóide. Um célula diplóide contém um conjunto  duplo de cromossomos. Os cromossomos de um mesmo par são chamados homólogos. Durante a meiose, o par de cromossomos homólogos pode permutar pedaços.
 Cromossomo Sexual
cromossmo sexual
    Cromossomo que determina o sexo
Uma observação mais detalhada dos cromossomos humanos nos mostra uma importante diferença entre o homem e a a mulher. Esta tem dois cromossomos X formando um par. Já o Homem tem um X pareado com um cromossomo menor chamado Y. A combinação desses dois cromossomos determina o sexo das pessoas.
Autossomo
    Qualquer cromossomo que não esteja envolvido na determinação sexual.
    Dos 46 cromossomos humanos, 44 são autossomos. Eles determinam a maioria das nossas caracteristicas genéticas, mas não o sexo.

Veja mais=> Celula haplóide e celula diplóide, cariótipo e genoma

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.
 
Lider Biologia - Todos os direitos reservados. | Template Clean, criado por Tutoriais Blog.