Os cinco reinos

Os primeiros sistemas de classificação compreendiam apenas dois reinos, vegetal e animal. Depois os biológos acrescentaram mais reinos, distinguindo formas de vida que não pertenciam, de fato, nem aos vegetais nem aos animais. Hoje a maioria dos sistemas de classificação basei-se em cincos reinos, com moneras, protistas, fungos, plantas e animais.


Fungos
  Constituem o reino dos fungos (Fungi) seres que se parecem com plantas, mas vivem de modos bem distinto. Não usam a luz para produzir alimentos,absorvem as substâncias da matéria viva ou morta, são organismos geralmente multicelulares. Contém cerca de 100 mil espécies.
Plantas
   As plantas constituem  o reino Vegetal (Plantae) . Elas vivem graças a fotossíntese, um processo no qual captam energia da luz solar e usam para converter substâncias simples em alimento. O reino vegetal contém tanto espécies que produzem flores e formam sementes como espécies que não as produzem. Há cerca de 400 mil espécies vegetais.

Animais
    Os animais formam o reino animal (Animalia) e têm de procurar alimentos para sobreviver. Os animais podem locomover-se, embora alguns passem a maior parte da vida no mesmo lugar. Os maiores animais são vertebrados, ou seja, possuem vértebras. Entretanto, 96 % dos animais são invertebrados, isto é, não têm coluna vertebral. O reino animal contém cerca de 2 milhões de espécies

Moneras
     As moreras constituem o reino dos moneras (Monera). Essas formas microscópicas de vida são procariotas, ou seja, não contém núcleo individualizado. Esse reino inclui as bactérias e as cianofíceas. As moneras foram as primeiras formas de vida desenvolvidas na Terra. O reino das moneras contém cerca de 4 mil espécies.

Protistas
   Os protistas compõem o reino dos protistas (Protista). Eles têm células eucariotas. Os protistas incluem formas que se assemelham aos animais chamadas de protozoários, bem como formas parecidas com as plantas. Embora os protistas consistam usualmente de células simples, não há ainda um consenso sobre a divisão entre formas unicelulares e multicelulares. O reino contém cerca de 50 mil espécies.

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.
 
Lider Biologia - Todos os direitos reservados. | Template Clean, criado por Tutoriais Blog.